PUBLICIDADE
Notícias

Restrição de calorias prolonga vida de camundongos

19:14 | 01/08/2013
NULL
NULL

Um estudo realizado nos Estados Unidos aponta que uma medicação contra diabetes teve um efeito de retardamento de envelhecimento em camundongos. A droga aplicada aos animais é a metformina que causa um efeito de regime de extrema restrição calórica.

A descoberta dos cientistas se deu a partir da aplicação de diferentes doses do medicamento nos camundongos de meia-idade. Nas pequenas doses, descobriu que a substância aumentava a expectativa de vida, retardando, assim, o envelhecimento. Já nas doses altas, a droga se apresentava tóxica, diminuindo a expectativa de vida.

A pesquisa, divulgada na publicação científica Nature Communications, diz que a metformina, usada para a mesma finalidade dos camundongos, ainda não pode ser aplicada em humanos, pois ainda precisam ser desenvolvidos estudos.

Humanos

O medicamento é prescrito para paciente com diabetes do tipo 2, que ocorre geralmente com pessoas com mais de 40 anos. Por enquanto, estudiosos recomendam dieta com poucas calorias, para contribuir para o envelhecimento saudável. "No momento, o melhor que podemos dizer é provavelmente o que sua avó já disse. Ter uma boa dieta e exercitar-se são as duas únicas coisas que sabemos que funcionam bem com humanos", afirmou Rafael de Cabo, do Instituto Nacional do Envelhecimento em Baltimore, nos Estados Unidos.

 

Redação O POVO Online

TAGS