PUBLICIDADE
Notícias

ONU garante avaliação "imparcial e credível" sobre Síria

15:45 | 31/08/2013
A Organização das Nações Unidas (ONU) prometeu, neste sábado, que dará uma avaliação "imparcial e credível" sobre o uso de armas químicas na Síria. O porta-voz da ONU, Martin Nesirky, disse, no entanto, que nenhuma conclusão pode ser dada até que os exames laboratoriais fiquem prontos. Nesirky considerou ainda "grotesca" a ideia de que a saída dos inspetores da ONU do país represente uma possível janela para um ataque aéreo contra as forças do presidente sírio Bashar Assad.

Diante das críticas em relação à missão de ONU, Nesirky afirmou que "a missão das Nações Unidas é a única capaz de estabelecer de forma imparcial e credível os fatos sobre qualquer uso de armas químicas".

Os especialistas da ONU tem um mandato para apresentar um relatório sobre o uso ou não de armas químicas durante o conflito Sírio, especialmente durante o episódio do dia 21 de agosto, mas não para reportar a possível autoria do ataque. O chefe das Nações Unidas, Ban Ki-moon falará com o líder da missão, Ake Sellstrom, por telefone ainda neste domingo.

Segundo o porta-voz, Ban garantiu que "tudo o que pode ser feito para acelerar o processo (dos exames laboratoriais) está sendo feito". De acordo com diplomatas, Ban disse a embaixadores dos Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, China e Rússia que a equipe precisa de duas semanas para concluir a primeira análise. Fonte: Dow Jones Newswires. (Gabriela Vieira)

TAGS