PUBLICIDADE
Notícias

Hassan Rohani toma posse como presidente do Irã

11:06 | 03/08/2013
NULL
NULL
O clérigo moderado Hassan Rohani tomou posse neste sábadO, 03, o como sétimo presidente da República Islâmica do Irã após a aprovação de sua eleição pelo guia supremo Ali Khamenei, durante uma cerimônia transmitida ao vivo pela televisão estatal.

Em suas primeiras palavras como novo presidente iraniano, Rohani declarou que o governo vai trabalhar pela "suspensão das sanções injustas" adotadas pelos países ocidentais contra o programa nuclear de Teerã. "O governo vai trabalhar para salvar a economia, retomar uma relação construtiva com o mundo, dar novos passos para engrandecer o Irã, garantir os interesses nacionais e suspender as sanções injustas" impostas ao país, disse Rohani. Pouco antes desse discurso, o guia supremo saudou a eleição do clérigo moderado.

"A eleição de um homem competente que serviu durante três décadas ao governo (islâmico) e resistiu aos inimigos como religioso, transmite uma mensagem de fidelidade ao regime e de confiança ao clero", escreveu Ali Khamenei em seu decreto de posse lido por seu chefe de gabinete. No domingo, Rohani prestará juramento diante do Parlamento iraniano, em uma cerimônia para a qual foram convidados dirigentes estrangeiros pela primeira vez.

Eleito no dia 14 de junho no primeiro turno da eleição presidencial com 51% dos votos, Hassan Rohani, um religioso moderado, sucede Mahmud Ahmadinejad, que ficou oito anos na presidência marcados por diversas tensões com o Ocidente, principalmente relacionadas ao polêmico projeto nuclear de Teerã.

As nações ocidentais consideram que esse programa tenha como objetivo a produção de uma bomba atômica, mas o governo iraniano rejeita essa acusação com veemência.

AFP

TAGS