PUBLICIDADE
Notícias

Governo não busca bases permanentes nas Filipinas

05:37 | 30/08/2013
Durante visita nas Filipinas, o secretário de defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, afirmou que o governo norte-americano não pretende estabelecer bases militares permanentes nas Filipinas. De acordo com ele, a intenção é apenas ampliar a presença na região.

Até 1990, os Estados Unidos contavam com base navais nas Filipinas. Desde então, representantes dos dois países se reúnem anualmente para debater assuntos militares.

"Os Estados Unidos não buscam bases permanentes nas Filipinas. Isso representaria um retorno a uma mentalidade desatualizada, da época da Guerra Fria. Estamos estabelecendo um novo modelo de cooperação militar para reunir aliados. Queremos aumentar a nossa presença regional, como estamos fazendo em Cingapura e na Austrália", disse Hagel.

De acordo com o ministro de defesa filipino, Voltaire Gazmin a aproximação dos Estados Unidos aceleraria a modernização das Forças Armadas das Filipinas.

Hagel ainda afirmou que o governo norte-americano apoia uma solução não militar para as disputas territoriais e espera uma resolução pacífica na região. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS