PUBLICIDADE
Notícias

Eventos climáticos causam conflitos, afirmam pesquisadores

18:38 | 02/08/2013

Uma pesquisa publicada na revista "Science" sobre aquecimento global concluiu que eventos climáticos causam conflitos, porém, os pesquisadores ainda não sabem dizer o por quê. Foram 60 estudos realizados nos últimos anos para descobrir ligações entre períodos de mudanças climáticas e eventos meteorológicos extremos com casos de violência, como brigas domésticas, assaltos, assassinatos, estupros, brutalidade policial, invasões de terras e guerras civis.

Mesmo pequenas variações na temperatura e no regime de chuvas podem aumentar o risco de eclosão de conflitos, segundo os pesquisadores das universidades da Califórnia em Berkeley e de Princeton. A pesquisa prevê um crescimento de 16% nos casos de violência interpessoal e 50% nos confrontos entre grupos até 2050.

Para chegar a estes dados, os pesquisadores relacionaram os estudos sobre a influência das mudanças climáticas no comportamento de indivíduos e de grupos sociais em áreas diferentes, como climatologia e arqueologia, além de economia, ciências políticas e psicologia.

Tipos de conflitos

Os pesquisadores dividiram os conflitos em três categorias:

violência pessoal - são crimes como assassinatos, assaltos, estupros e violência doméstica.

violência intergrupos e instabilidade política - são classificados como guerras civis, manifestações violentas, violência étnica e invasões de terras.

colapsos institucionais - dentro do grupo estão as alterações abruptas nas formas de governo e instituições a ele ligadas e fim de civilizações.

Ao analisar os grupos, eles concluíram que os três tipos de conflitos apresentavam uma forte ligação às mudanças do clima.

Apesar das descobertas, os cientistas prometem mais estudos para entender melhor a maneira como o clima afeta o comportamento violento e gera conflitos. Os pesquisadores pretendem, no futuro, explicar o motivo que eventos climáticos causam conflitos.

 

Redação O POVO Online

TAGS