PUBLICIDADE
Notícias

Espanha pede à UE fim de visto para Colômbia e Peru

16:04 | 12/08/2013
A Espanha pedirá à União Europeia que colombianos e peruanos possam viajar ao continente sem a necessidade de visto. O presidente Mariano Rajoy vai apresentar a proposta à Comissão Europeia em Bruxelas. Posteriomente, os 26 países europeus signatários do Tratado de Schengen - que permite o trânsito livre entre eles - devem ratificar o acordo, informou nesta segunda-feira o Ministério da Presidência da Espanha.

Rajoy informou sua intenção ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o peruano Ollanta Humala, em várias conversas telefônicas durante o final de semana. A proposta coincide com a entrada recente em vigor dos acordos de livre comércio entre a União Europeia e Colômbia e Peru e o impulso que a Espanha, como membro observador, quer dar à Aliança do Pacífico, que integram Colômbia, Peru, México e Chile.

A Colômbia e o Peru fazem parte de uma lista de mais de 130 países que necessitam de visto para entrar na Europa desde março de 2001. Se aprovada a medida, com forte implicações econômicas, também seria uma excelente notícia para as famílias de milhares de imigrantes que vivem na Espanha.

Apesar da crise econômica, quase 110 mil peruanos e 221 mil colombianos vivem na Espanha, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. Fonte: Associated Press.

TAGS