PUBLICIDADE
Notícias

Congresso dos EUA discute ataque à Síria a partir de 9/9

15:59 | 31/08/2013
O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano John Boehner, disse em um comunicado divulgado neste sábado (dia 31) que o Congresso norte-americano deve discutir o plano de um ataque à Síria na semana do dia 9 de setembro.

"Sob os termos da Constituição, a responsabilidade de declarar guerras é do Congresso. Nós estamos felizes que o presidente Barack Obama tenha buscando nossa autorização para uma ação militar na Síria, em resposta às sérias e graves questões que estão sendo levantadas. Após consultas com o presidente, nós esperamos que a Câmara analise uma medida na semana do dia 9 de setembro. Isso dará tempo para que o presidente exponha o caso para o Congresso e o povo americano", diz Boehner no comunicado.

Mais cedo, Obama afirmou que decidiu que os EUA devem promover uma ação militar limitada contra a Síria, e que vai buscar autorização do Congresso para isso, apesar de ter prerrogativa para dispensar essa aprovação, como comandante-chefe das Forças Armadas. Atualmente, o Congresso dos EUA está em recesso e os parlamentares só devem retomar as sessões no dia 9 de setembro. (Álvaro Campos - [email protected])

TAGS