PUBLICIDADE
Notícias

Colômbia: Farc e governo retomam negociações de paz

13:21 | 26/08/2013
Representantes do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do governo colombiano retomaram nesta segunda-feira o diálogo de paz, apesar de não terem chegado a um acordo sobre a proposta de Bogotá de levar a referendo um futuro tratado de paz.

"Apesar das circunstâncias, as Farc se manterão na mesa, fiéis ao compromisso de buscar a paz para a Colômbia por todos os meios", declarou o comandante, Iván Márquez, em comunicado lido minutos antes da retomada do diálogo, em Havana.

O governo, por sua vez, alega tratar-se apenas de uma divergência técnica e afirmou que negocia de boa-fé, o que aparente facilitou a retomada do diálogo hoje.

Na sexta-feira, as Farc suspenderam as negociações com o governo por causa da recusa do presidente Juan Manuel Santos em aceitar a convocação de uma Assembleia Constituinte para referendar os termos eventualmente acertados.

Ao invés de reformular a constituição, os representantes do governo colombiano propõem a convocação de um referendo sobre um futuro acordo de paz.

Foi a primeira vez que uma das partes envolvidas retirou-se da mesa de negociações em Havana sem que o diálogo tenha entrado formalmente em recesso. O diálogo encontra-se atualmente na segunda de seis etapas de negociação. Fonte: Associated Press.

TAGS