PUBLICIDADE
Notícias

Zimbábue: Acaba votação; resultado sai até 2ª feira

17:16 | 31/07/2013
A votação para presidente realizada nesta quarta-feira no Zimbábue já foi encerrada na maior parte do país. Alguns poucos postos de votação continuaram abertos depois das 19h locais, apenas para acomodar os eleitores que ainda faziam fila. A apuração começou pouco depois do fechamento das urnas, mas o resultado final é esperado para segunda-feira.

Ao longo do dia, os eleitores zimbabuanos enfrentaram longas horas de filas para participar das eleições que vão determinar se o presidente do país, Robert Mugabe, vai ampliar seu governo de 33 anos no país africano.

Muitas pessoas já se alinhavam antes mesmo do amanhecer para votar nas eleições locais, parlamentares e presidenciais que colocam Mugabe, de 89 anos, contra seu antigo rival político, o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai.

"É importante que eu vote. É o único momento em que posso dizer algo", declarou Samson Mashaire, de 58 anos, enquanto aguardava do lado de fora de uma barraca, armada como sessão eleitoral na capital Harare.

Os eleitores foram às urnas em massa apesar das suspeitas de que a contagem dos votos será manipulada. Ativistas acreditam que o grande comparecimento deve favorecer Tsvangirai, ofuscando o impacto de qualquer eventual manipulação dos votos.

Ontem, Mugabe negou que seus partidários estejam envolvidos em preparativos de fraude eleitoral, em resposta a denúncias de irregularidades ocorridas com a aproximação da data da votação. "Não fizemos nenhuma trapaça, nunca, jamais", disse ele.

O líder garantiu, ainda, que respeitará o resultado das urnas e deixará a presidência caso perca a disputa, respondendo ao rumor de que, na hipótese da vitória de Morgan Tsvangirai, militares e policiais partidários de Mugabe não permitiriam que seu adversário assuma o cargo se vencer nas urnas. Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires.

TAGS