PUBLICIDADE
Notícias

Tribunal deixa opositor Navalny em liberdade à espera da apelação

07:01 | 19/07/2013

KIROV, Russie / Russie, 19 Jul 2013 (AFP) - Um tribunal russo decretou nesta sexta-feira liberdade vigiada para o opositor Alexei Navalny até que seja examinado em apelação o recurso apresentado contra sua condenação a cinco anos de prisão.

"O pedido da promotoria deve ser cumprido", declarou o juiz do tribunal de Kirov, uma cidade situada 900 km a leste de Moscou, onde na véspera a pena foi pronunciada. Logo depois, Navalny foi libertado e abraçou sua esposa na sala do tribunal.

Navalny e seu co-acusado Piotr Ofitserov foram libertados imediatamente no tribunal e Navalny abraçou sua esposa Yulia, indicou um correspondente da AFP.

"É uma grande surpresa!", exclamou Navalny depois de ser libertado da caixa de vidro onde estavam os acusados. "O que está acontecendo é um fenômeno sem precedentes no sistema judicial russo", acrescentou.

Este veredicto foi dado depois que os promotores pediram subitamente ao tribunal que libertasse Navalny até o fim do processo de apelação, quando sua sentença será aplicada plenamente se sua condenação for mantida.

Navalny era candidato às eleições municipais em Moscou no dia 8 de setembro e tinha a intenção de se apresentar às presidenciais de 2018. Foi condenado por roubo, acusações que ele nega.

Se a condenação for confirmada, não poderá se candidatar a nenhum cargo político.

TAGS