PUBLICIDADE
Notícias

Snowden pediu oficialmente asilo político provisório à Rússia

O ex-analista que prestava serviços para a Agência Nacional de Segurança americana está na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou desde 23 de junho

08:51 | 16/07/2013
NULL
NULL

O ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden, bloqueado há mais de três semanas em um aeroporto de Moscou, solicitou nesta terça-feira, 16, asilo político provisório à Rússia, afirmou à AFP o advogado russo Anatoli Kutcherena, que se reuniu com ele.

"O pedido foi enviado às autoridades russas", declarou este advogado, membro da câmara civil, um órgão consultivo próximo ao Kremlin, depois de ter se reunido com o jovem informático no aeroporto de Moscou Sheremetievo.

Edward Snowden ganhou fama ao revelar que o governo dos Estados Unidos tinha um vasto programa de espionagem das comunicações, que incluía autoridades de países aliados.

[SAIBAMAIS 3]

O ex-analista que prestava serviços para a Agência Nacional de Segurança americana está na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou desde 23 de junho, quando chegou à capital russa procedente de Hong Kong.

Snowden anunciou na sexta-feira a intenção de solicitar asilo político na Rússia, à espera da autorização para viajar à América Latina, onde Venezuela, Bolívia e Nicarágua anunciaram que estão dispostos a oferecer asilo.

AFP

TAGS