PUBLICIDADE
Notícias

Protocolo ancestral para o nascimento de um bebê real

08:51 | 22/07/2013

LONDRES, Greater London, 22 Jul 2013 (AFP) - O príncipe William e sua esposa Kate passam uma imagem de pais modernos, mas o protocolo para o nascimento de seu filho ou sua filha, que um dia levará a coroa, obedece a tradições ancestrais:

- William estará presente no parto, assim como fizeram Charles, seu pai, e Albert, o marido da rainha Victoria.

- A rainha, o círculo íntimo da família real e os pais de Kate serão os primeiros a ser informados do nascimento.

- Depois, os súditos de sua majestade serão avisados por uma proclamação assinada pelos médicos reais e colocada em um cavalete no pátio de Buckingham, o mesmo utilizado para o nascimento de William. Desta vez, fazendo uma concessão à modernidade, o palácio publicará ao mesmo tempo um comunicado e dará a informação no Twitter e no Facebook.

- Salvas de canhão celebrarão a notícia (62 disparos lançados da Torre de Londres e 41 do Green Park, perto de Buckingham). A bandeira britânica será içada em todos os edifícios oficiais.

- O ministério do Interior informará o prefeito de Londres e o secretário privado da rainha avisará os governadores gerais da Commonwealth.

- O nome do bebê pode levar dias para ser revelado. Os britânicos precisaram esperar uma semana para conhecer o de William e um mês no caso de Harry.

- Já se sabe que o bebê terá o título de príncipe ou princesa de Cambridge e responderá ao nome de "Alteza Real".

- Será batizado no seio da Igreja anglicana com uma réplica do vestido utilizado pela filha mais velha de Victoria em 1841. O original não é utilizado desde 2004 para ser preservado.

- Os bebês reais têm, em geral, cinco padrinhos. Harry, o irmão de William, e Pippa e James, irmãos de Kate, são, sem dúvida, os principais candidatos.

TAGS