PUBLICIDADE
Notícias

Pedido de asilo de Snowden será examinado pela Nicarágua

"Eu, Edward Snowden, cidadão dos Estados Unidos, escrevo para solicitar asilo na República da Nicarágua devido ao risco de ser perseguido pelo governo e por seus agentes"

16:11 | 08/07/2013
NULL
NULL

MOSCOU, 08 Jul 2013 (AFP) - O pedido de asilo do ex-consultor da inteligência americana Edward Snowden, bloqueado na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou há 16 dias, foi enviado à Nicarágua para que o presidente Daniel Ortega o examine, anunciou nesta segunda-feira o embaixador deste país na Rússia.

"Recebemos a carta de Snowden. Nós a enviamos a Nicarágua para que o presidente a examine", declarou Luis Alberto Molina à agência de notícias Itar-Tass.

O governo da Nicarágua informou na noite de sábado que Snowden explicou, em uma carta na qual solicitava asilo, seu medo de não ser julgado de maneira justa pelos Estados Unidos.

"Eu, Edward Snowden, cidadão dos Estados Unidos, escrevo para solicitar asilo na República da Nicarágua devido ao risco de ser perseguido pelo governo e por seus agentes" por revelar a existência de um programa americano de espionagem das comunicações mundiais, escreveu o ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA).

Na sexta-feira, Ortega declarou que estava disposto a dar asilo ao informático americano "se as condições permitissem".

TAGS