PUBLICIDADE
Notícias

Obama comemora 'vitória' na Guerra da Coreia

07:30 | 28/07/2013

WASHINGTON, District of Columbia, 27 Jul 2013 (AFP) - O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou neste sábado que o armistício que pôs fim à Guerra da Coreia não foi "um empate", e sim "uma vitória dos Estados Unidos", quando se completa 60 anos do fim desse conflito na Ásia.

As declarações do presidente americano aparecem em contraponto às cerimônias realizadas em Pyongyang, onde o presidente norte-coreano, Kim Jong-un, inaugurou um museu reformado dedicado à Guerra da Coreia. Nele, uma das peças centrais é o navio-espião "USS People", capturado em 1968.

O conflito entre a Coreia do Norte comunista e a Coreia do Sul capitalista foi concluído em 27 de julho de 1953, depois de três anos de guerra, durante os quais os dois países conservaram o essencial do território que controlavam antes do início das hostilidades.

Pyongyang celebra o armistício como se se fosse uma "vitória" do Norte.

"Aqui e agora, podemos dizer com confiança que a guerra não terminou como um empate, mas como uma vitória", afirmou Obama, nos arredores do monumento construído em Washington em memória aos americanos veteranos desse conflito.

"Quando 50 milhões de sul-coreanos vivem livres, em uma vibrante democracia e uma das economias mais dinâmicas, há um violento contraste com a repressão e a pobreza de que sofrem os habitantes do norte da península. É uma vitória, é nosso legado", defendeu o presidente dos EUA.

Obama lamentou que muitos soldados que participaram do conflito voltaram para o país em meio à indiferença geral, mas isso mudou nos últimos anos, por exemplo, com a construçãon do monumento dedicado aos veteranos da guerra em Washington.

Os Estados Unidos forneceram o maior contingente de soldados da força multinacional que se opôs às tentativas da Coreia do Norte - apoiada pela China - de invadir o vizinho do sul.

Mais de 1,7 milhão de homens e mulheres americanos combateram na Coreia.

Desse total, 33.738 morreram em combate, e mais de 100 mil ficaram feridos.

TAGS