PUBLICIDADE
Notícias

Maduro afirma que defenderá reincorporação do Paraguai ao Mercosul

18:10 | 09/07/2013
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira, 9, que, durante sua presidência do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que assumirá na sexta-feira, 12, em uma cúpula em Montevidéu, facilitará os passos "institucionais" para a reincorporação do Paraguai no bloco.

"Temos a maior boa vontade para como presidente do Mercosul de dar todos os passos para a reincorporação do Paraguai no Mercosul. (...) Colocamos a serviço do Paraguai a presidência venezuelana do Mercosul para facilitar todos os processos institucionais para sua reincorporação", disse Maduro em um ato em Caracas de onde lançou a missão governamental Mercosul, criada para estimular o setor exportador venezuelano de forma que participe ativamente no bloco.
[SAIBAMAIS 1]
Segundo Maduro, a reincorporação do Paraguai é parte da estratégia que a Venezuela promoverá para a "dinamização e transformação" do Mercosul. Apesar de ser sócio fundador do Mercosul, o Paraguai foi suspenso pelos outros países membros - Argentina, Brasil e Uruguai - no dia 29 de junho de 2012 como represália pela destituição do então presidente Fernando Lugo uma semana antes em um julgamento político no Parlamento.

A Venezuela entrou ao mesmo tempo no bloco, apesar de o Congresso do Paraguai nunca ter aprovado. A entrada de outros países ao Mercosul, como a Bolívia e o Equador, estará na agenda que a Venezuela levará à cúpula de Montevidéu.
A Bolívia solicitou, em dezembro, sua entrada no bloco, mas precisa da ratificação dos parlamentos dos Estados membros para completar sua adesão.

AFP

TAGS