PUBLICIDADE
Notícias

Kerry quer anunciar novas negociações entre Israel e palestinos

08:30 | 17/07/2013
NULL
NULL

RAMALLAH, Territórios palestinos, 17 Jul 2013 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, está "decidido" a anunciar novas negociações de paz entre Israel e os palestinos antes de deixar a região na sexta-feira, informou uma fonte oficial palestina.

"Aconteceram progressos nas reuniões com Kerry depois que ele apresentou o plano ao presidente palestino Mahmud Abbas em uma reunião em Amã. O secretário de Estado está decidido a anunciar, antes viajar na sexta-feira, a retomada das negociações", disse a fonte, que pediu anonimato.

Kerry, que está em sua sexta viagem ao Oriente Médio desde que assumiu o cargo em fevereiro, também se reuniu com o ministro jordaniano das Relações Exteriores.
No momento não está prevista nenhuma reunião entre Kerry e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Abbas exige como condição prévia para a retomada das negociações o fim da colonização e que as fronteiras anteriores à ocupação israelense dos Territórios Palestinos, em 1967, sejam consideradas.

Netanyahu quer uma negociação sem condições prévias e está disposto apenas a "gestos de boa vontade", como a libertação de prisioneiro ou o fim parcial da colonização, segundo a imprensa.

Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro israelense afirmou que a decisão da União Europeia de excluir os territórios ocupados da cooperação com Israel coloca em dúvida a neutralidade do bloco no processo de paz.

"Esta diretriz europeia é uma tentativa de definir as fronteiras de Israel à força, com a pressão econômica, ao invés de fazer isto com negociações", afirmou Netanyahu em uma entrevista que será publicada no domingo pelo jornal Die Welt.

O trecho foi divulgado nesta quarta-feira pelo jornal Welt am Sonntag.

TAGS