PUBLICIDADE
Notícias

Julian Assange pede que Europa acolha Edward Snowden

08:37 | 03/07/2013
NULL
NULL

PARIS, 03 Jul 2013 (AFP) - O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pediu nesta terça-feira à Europa, sobretudo à França e Alemanha, que acolham o ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana Edward Snowden, refugiado em um aeroporto de Moscou e buscado pelas autoridades americanas.

"Estados da União Europeia, em primeiro lugar França e Alemanha, devem reservar a ele a melhor acolhida, sob o status que for", escreveu Assange em conjunto com o secretário-geral da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), em um artigo publicado pelo jornal francês "Le Monde".

O fundador do WikiLeaks lembra que a União Europeia, que recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2012, tem a obrigação de "estar à altura e demonstrar sua vontade de defender a liberdade de informação, sejam quais forem seus temores sobre as pressões políticas de seu 'melhor aliado', os Estados Unidos".

"Os países da UE têm uma dívida com Edward Snowden por suas revelações de interesse público evidente", escreve Assange, refugiado há meses na embaixada do Equador em Londres, e que apoia Snowden desde o início de sua fuga.

O ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana revelou a existência de programas em grande escala do governo de Washington para espionar comunicações telefônicas e através da internet de cidadãos, mas também de instituições europeias. Fugiu primeiro a Hong Kong e depois para a Rússia, onde segue bloqueado na zona de trânsito do aeroporto de Moscou.

TAGS