PUBLICIDADE
Notícias

Índia aprova programa de ajuda alimentar aos mais pobres

06:55 | 04/07/2013

NOVA DELHI, 04 Jul 2013 (AFP) - O governo indiano aprovou nesta quarta-feira um ambicioso programa de ajuda alimentar para os mais pobres, uma mediada adiada várias vezes e anunciada um ano antes das eleições gerais.

O programa está destinado a quase 70% da população indiana, mais de 800 milhões de habitantes, e pode se tornar o mais importante do mundo.

A nova lei garantirá um fornecimento de entre três e sete quilos de cereais ao mês por pessoa em função da renda.

"O governo aprovou por unanimidade o decreto sobre a segurança alimentar", disse o ministro de alimentação, K.V. Thomas.

O texto tem agora que ser aprovado pelo presidente indiano Pranab Mukherjee, que depois promulgará um decreto para que a lei entre imediatamente em vigor.

A oposição criticou o governo por impor o programa por decreto, sem avaliar antes o impacto sobre os preços e sobre os agricultores, que terão que aumentar a produção.

O programa de ajuda alimentar, que aumentará os subsídios do Estado a um total de 20 bilhões de dólares, segundo fontes do governo, é parte da estratégia eleitoral do Partido do Congresso, que lidera a coalizão governamental.

A Índia terá eleições no primeiro trimestre de 2014, com o governo do primeiro-ministro Manmohan Singh em posição delicada após uma série de escândalos de corrupção em um contexto de desaceleração da economia.

A lei deveria ter sido aprovada em fevereiro, mas não foi examinada em consequência dos protestos da oposição relacionados com caos de corrupção.

TAGS