PUBLICIDADE
Notícias

Igreja deve ter ações concretas para os pobres, diz papa

11:53 | 21/07/2013
Às vésperas de sua viagem ao Brasil, o papa Francisco pediu neste domingo (21) diante de milhares de fiéis na praça São Pedro que "orem" por ele. "Peço que me acompanhem espiritualmente com a oração em minha primeira viagem apostólica que começa amanhã", declarou.

Mas também deu seu recado do que quer da Igreja e dos fiéis: "uma ação concreta de ajuda ao irmão pobre, doente, necessitado de ajuda, em dificuldade". Segundo ele, sem a ação concreta, a oração é "estéril e incompleta"

"Oração e ação estão sempre profundamente unidas", disse, insistindo na necessidade de um "serviço concreto ao próximo". Francisco ainda insistiu para que a Igreja esteja sempre "o mais atenta concretamente à necessidade dos irmãos". Segundo ele, porém, ação sem uma base religiosa também não basta. "Prega e atue", insistiu.

Francisco ainda dedicou parte do Angelus à sua viagem ao Brasil. "Como sabem, vou ao Rio de Janeiro, no Brasil, para a 28ª Jornada Mundial da Juventude", disse. "Pedimos a intervenção da beata Virgem Maria, tanto amada e venerada naquele País, nessa nova etapa da grande peregrinação juvenil através do mundo", completou.

O papa fez questão de declarar todos os próximos dias como "a semana da juventude". "Os protagonistas serão os jovens", insistiu. "Eles querem sentir Jesus, escutar Jesus", completou.

Francisco sugeriu aos jovens, tanto em Roma quanto no Rio, que se formulem uma questão. "Façam essa pergunta ao Senhor: qual estrada devo tomar na minha vida? O que devo fazer em minha vida?".

Nesta segunda-feira (22), o voo papal decola de Roma, com 105 passageiros, numa das maiores delegações já enviadas pelo Vaticano em uma viagem apostólica. No sábado (20), o papa quebrou o protocolo, surpreendeu o Vaticano e decidiu visitar uma Igreja em Roma para também pedir proteção para sua viagem. Ao ver um cartaz na praça São Pedro dizendo "boa viagem", o papa agradeceu.

TAGS