PUBLICIDADE
Notícias

Estudos para a cura definitiva do câncer avançam

21:50 | 31/07/2013
A principal dificuldade para o tratamento e, consequentemente, a cura do câncer é o uso de altas doses de medicação com radiação ou na quimioterapia que é usado para destruir as células cancerígenas, porém prejudicando também as células saudáveis. Nos casos de câncer terminal, com as células saudáveis debilitadas, o organismo deixa de funcionar e o paciente morre antes de ser curado.

Estudos apontam uma proteína que faz o organismo do paciência resistir às altas doses de medicação, levando a cura da doença.

"Acreditamos que isso eventualmente vai permitir a cura do câncer mesmo em estágio terminal. Se nossas previsões estiverem corretas, as pessoas não vão mais morrer de câncer", diz Jian-Guo Geng, professor da Universidade de Michigan, responsável pela descoberta, em entrevista à revista "Nature". Disse também que o paciente poderá receber doses letais de medicação e mesmo assim resistir ao tratamento.

Por enquanto, Geng e sua equipe fizeram testes em camundongos. Dos animais testados, a maioria deles entre 50% e 75% que receberam as proteínas resistiram a quantidades de quimioterápicos, já outros camundongos que ficaram sem as proteínas, morreram.

O método ainda não foi usado em humanos. O próximo passo, diz o professor, é atingir uma taxa de sobrevivência em 100% dos animais.

Redação O POVO Online

TAGS