PUBLICIDADE
Notícias

Espanha seguiu em recessão no 2º trimestre;
PIB caiu 0,1%

A economia voltará a crescer no terceiro trimestre, diz governo

10:45 | 30/07/2013
A Espanha, quarta economia da Eurozona, seguiu em recessão no segundo trimestre de 2013, mas moderou a contração do PIB, que caiu apenas 0,1%, segundo dados oficiais provisórios publicados nesta terça-feira.
Este dado é similar ao divulgado na semana passada pelo Banco da Espanha, que prevê, assim como o governo, que a economia voltará a crescer no terceiro trimestre.
O país, afundado na recessão há quase dois anos, modera a queda do PIB, que no último trimestre de 2012 foi de 0,8% e nos três primeiros meses de 2013 de 0,5%.
Este é o oitavo trimestre consecutivo de contração da economia espanhola.
Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), isso se deve à "contribuição negativa da demanda nacional, que é compensada parcialmente pela contribuição positiva da demanda externa".
Ou seja, o dinamismo das exportações ainda não consegue superar a fragilidade do consumo interno em um país com 26,26% da população economicamente ativa desempregada.
Em ritmo interanual, o PIB caiu 1,7% no segundo trimestre, superior às previsões do governo, que estimava uma contração de 1,3% para 2013.
A Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) são mais pessimistas. A primeira prevê uma queda do PIB espanhol de 1,5% em 2013 e o segundo de 1,6%.
O INE publicará os dados definitivos de crescimento correspondentes ao segundo trimestre no dia 29 de agosto.
AFP

TAGS