PUBLICIDADE
Notícias

Coreia do Sul propõe ao Norte negociação 'final' sobre Kaesong

09:50 | 28/07/2013

SEUL, 28 Jul 2013 (AFP) - A Coreia do Sul propôs neste domingo à Coreia do Norte o início de negociações finais sobre o complexo industrial de Kaesong, fechado pelas autoridades norte-coreanas desde abril, dando a entender que em caso de fracasso o fechamento pode ser definitivo.

"Propomos realizar discussões finais sobre Kaesong", disse à imprensa o ministro sul-coreano da Unificação da península coreana, Ryoo Kihl Jae.

"Queremos uma resposta clara do Norte" com relação às garantias escritas para impedir que um fechamento deste tipo volte a ocorrer, disse o ministro.

Na última sexta-feira, a Coreia do Norte havia denunciado a "arrogância" da Coreia do Sul, responsabilizando-a pelo fracasso das negociações.

A última rodada de negociações, levada adiante na última quinta-feira na zona industrial de Kaesong, situada em território norte-coreano, a 10 km a fronteira, terminou com uma briga entre os serviços de segurança.

O chefe da delegação norte-coreana, Pak Chol-Su, declarou que o exército norte-coreano pode ocupar o local se as negociações fracassarem definitivamente.

As duas Coreias querem, a princípio, que o complexo de Kaesong volte a funcionar, já que é vital para a economia norte-coreana, mas também para as empresas sul-coreanas que, devido ao fechamento, perderam mais de 1 bilhão de dólares nos últimos quatro meses.

TAGS