PUBLICIDADE
Notícias

Catherine Ashton reúne-se com Morsi no Egigo

09:34 | 30/07/2013
A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, reuniu-se com o presidente deposto do Egito,

Mohammed Morsi, na noite de segunda-feira. Acredita-se que esta tenha sido o primeiro encontro de Morsi com alguém de fora do Exército egípcio desde que ele foi deposto, em 3 de julho.

Ashton teve uma "conversa longa e profunda" durante as duas horas em que esteve com Morsi, "num local não revelado", segundo Michael Mann, porta-voz de Ashton. Segundo Mann, a reunião teve início por volta da meia-noite.

"Eu vi Mohammed Morsi na noite passada", disse Ashton durante uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira. "Durante toda a conversa nós enfatizamos algumas coisas: a primeira delas é que estamos aqui para ajudar e não para impor. O povo do Egito vai determinar seu próprio futuro."

"Eu vi onde ele está", declarou Ashton. "Eu não sei onde é, mas vi as instalações."

O encontro de Aston com Mori acontece num momento em que aumentam as preocupações de advogados, ativistas de direitos humanos e diplomatas estrangeiros a respeito da localização e bem-estar de Morsi.

Segundo Ashton, Morsi está "bem" e os dois tiveram uma discussão "aberta e franca" sobre a crise política no país e a necessidade de seguir adiante.

Na manhã desta terça-feira, Ashton afirmou que Morsi "tem acesso à informação pela televisão e jornais, então pudemos conversar sobre a situação e conseguimos falar sobre a necessidade de seguir adiante", embora ela tenha se recusado a revelar mais informações sobre o encontro.

Esta é a segunda visita da chefe da diplomacia da UE ao Egito neste mês para discutir a crise no país. Ashton também se reuniu com a liderança interina egípcia, o que incluiu o chefe do Exército, general Abdel-Fattah el-Sissi, assim como representantes da Irmandade Muçulmana, da qual Morsi faz parte.

Ela afirmou que durante as conversações com os envolvidos na crise, deixou claro que "não há espaço para a violência e que demonstrações paz são importantes".

"Eu não estou aqui para pedir que as pessoas façam coisas", acrescentou ela. "Estou aqui para descobrir quais podem ser os interesses comuns, as medidas de construção de confiança que podem ajudar a todos seguir em frente." Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

TAGS