PUBLICIDADE
Notícias

Apreendidos 40 milhões de dólares de madeira ilegal na América Latin

12:43 | 26/07/2013
A Interpol anunciou nesta sexta-feira, 26, a apreensão de madeira ilegal no valor de 40 milhões de dólares em países da América Latina, no âmbito do programa de luta contra a exploração e o comércio ilegal desta matéria prima lançado no fim de 2012.

O programa de luta contra a exploração ilegal, batizado de "Leaf Project", começou no fim de 2012 em doze países da América Latina: Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela.

O organismo de cooperação policial, com sede em Lyo, destaca o esforço da Costa Rica e da Venezuela, que apreenderam 292.000 m3 de madeira ilegal e produtos derivados, o equivalente a 19.500 cargas de caminhões.

A Venezuela realizou dois terços dessas apreensões, alcançando 188.000 m3 em apenas um mês, ressalta o comunicado.
Em sua primeira fase, entre setembro e novembro de 2012, operações já haviam levado a mais de 200 detenções e à apreensão de mais de 50.000 m3 de madeira, estimados em 8 milhões de dólares.

O programa está destinado a apoiar esses países na luta contra as práticas ilegais, que são um obstáculo às políticas nacionais e internacionais de proteção das florestas e a sua gestão sustentável.

O "Leaf project" é um programa operado pela Interpol no âmbito de uma cooperação com o Programa Ambiental das Nações Unidas, com o apoio financeiro da agência norueguesa para o Desenvolvimento e a Cooperação.

"É importante manter os esforços em andamento e consolidar os êxitos das primeiras operações, para dirigir melhor as iniciativas criminosas em grande escala responsáveis pela exploração ilegal", afirma, neste mesmo comunicado, David Higgins, responsável pela luta contra os crimes ambientais da Interpol.
AFP

TAGS