PUBLICIDADE
Notícias

Apreendidas 30 toneladas de drogas na América Central e Caribe

17:39 | 02/07/2013

Cerca de 30 toneladas de drogas foram apreendidas na América Central e no Caribe entre 27 de maio e 14 de junho, anunciou a Interpol, que coordenou a operação.

Avaliada em US$ 822 milhões, a carga inclui 24 toneladas de cocaína, 5,7 toneladas de haxixe e quatro quilos de heroína. Os policiais também apreenderam 15 barcos, oito toneladas de "precursores químicos" e 42 armas de fogo, acrescentou a Interpol em nota e vídeo divulgados em seu portal na Internet.

O Escritório Regional da Interpol para a América Central em San Salvador coordenou a operação LIONFISH, "da qual participaram pelo menos 34 países e territórios". "A operação foi coordenada em resposta ao crescente número de provas que apontam para o envolvimento de organizações criminosas no tráfico de drogas e de armas de fogo nas regiões da América Central e do Caribe, em razão de sua localização estratégica, assim como ao aumento considerável das apreensões de cocaína praticadas pelas autoridades locais e aos informes que indicam uma incidência maior dos crimes violentos", informou a Interpol.

Entre os países participantes da operação, estão Alemanha, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Reino Unido, República Dominicana e Venezuela.

 

AFP

TAGS