PUBLICIDADE
Notícias

Acidente de ônibus deixa 39 mortos na Itália

22:55 | 28/07/2013
NULL
NULL

Pelo menos 39 pessoas morreram, e mais de dez ficaram feridas, neste domingo à noite, em um acidente de estrada espetacular, com o ônibus que levava peregrinos perto de Avellino, na região de Nápoles (sul), segundo balanço provisório dos bombeiros.

À 1h45 (20h45 de Brasília), 36 corpos foram retirados dos destroços do ônibus que fez um verdadeiro vôo por cima de uma ponte rodoviária. Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital. "A cena é trágica. Na estrada, há carros destruídos, pelo menos uma dezena (...) E debaixo há pelo menos 30 corpos cobertos com lençóis brancos alinhados na estrada provincial", contou o fotógrafo Cesare Abbate, da agência de notícias italiana Ansa.
Um fotógrafo da AFP disse, por sua vez, ter visto "pelo menos 20 corpos", enquanto os bombeiros trabalhavam em condições difíceis, à luz de lanternas.

[SAIBAMAIS 1]Ao ser questionado pela AFP, o porta-voz policial afirmou que os serviços de resgate "continuam retirando pessoas dos veículos". E ressaltou: "nossa prioridade é resgatar os feridos". Ele disse ainda que a auto-estrada A16 Nápoles-Bari foi fechada em função do acidente.

O ônibus, que viajava em grande velocidade, provocou uma colisão em cadeia, antes de voar, literalmente, da ponte rodoviária e despencar de uma altura de mais de 30 metros. Segundo o fotógrafo da AFP, havia pelo sete, ou oito carros engavetados. Na queda, vários passageiros foram lançados do veículo.

O motorista do ônibus está entre os mortos, de acordo com os jornais italianos "La Repubblica" e "Il Corriere della Sera". No veículo, havia muitas crianças. Algumas foram resgatadas feridas. "A situação é crítica. Nossos homens estão trabalhando para salvar o maior número possível de vidas", declarou o chefe dos bombeiros, Pellegrino Iandolo, à emissora de televisão Sky TG24.


De vez em quando, os socorristas pedem "um pouco de silêncio" para detectar sinais de vida, ou algum pedido de socorro. Os cerca de 40 passageiros do ônibus, todos da província de Nápoles, voltavam de uma peregrinação a Pietrelcina, povoado natal do padre Pio, um sacerdote italiano canonizado em 2002 e muito venerado no sul da Itália. O grupo seguia para casa. Segundo testemunhas, o ônibus parecia ter problema no freio.

AFP

TAGS