PUBLICIDADE
Notícias

Tempestade tropical Andrea avança à costa leste dos EUA

10:16 | 07/06/2013

A tempestade tropical Andrea avançava nesta sexta-feira em direção às Carolinas para seguir sua passagem pela costa leste dos Estados Unidos neste fim de semana, depois de provocar intensas chuvas, ventos e oito tornados em várias zonas da Flórida, informaram relatórios meteorológicos.

Andrea, o primeiro fenômeno da temporada de furacões no Atlântico 2013, perdeu um pouco de intensidade na noite de quinta-feira e se deslocava nesta sexta-feira com ventos máximos sustentados de 75 km/h, indicou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), com sede em Miami.

O ciclone se encontrava às 12h00 GMT (09h00 de Brasília) 60 km a noroeste de Charleston, na Carolina do Sul, 235 km a oeste de Wilmington, na Carolina do Norte.

Sua velocidade se acelerou de 24 km/h na quinta-feira a 44 km/h nesta sexta-feira, disse o NHC.

As projeções meteorológicas indicam que Andrea seguirá o mesmo padrão nos próximos dois dias com um aumento da velocidade de deslocamento, enquanto seu centro "continuará movendo-se perto da costa leste dos Estados Unidos no sábado".

A tempestade tropical tocou a terra na tarde de quinta-feira em parte da costa norte da Flórida, que forma parte do Golfo do México, zona conhecida como Big Bend, mas o fenômeno provocou chuvas intensas, relâmpagos, fortes ventos e produziu oito tornados entre o centro e o sul da Flórida.

Aconteceram inundações leves e alguns danos menores em casas, embora não tenham sido registradas vítimas.

AFP

TAGS