PUBLICIDADE
Notícias

Suposta mulher mais velha do mundo morre na China

Os documentos oficiais informavam que Luo Meizhen havia nascido em 1885, o que fazia dela a pessoa mais velha que já existiu

09:24 | 11/06/2013

Uma mulher que teria 127 anos, segundo as autoridades chinesas, embora o resto do mundo nunca tenha reconhecido a sua idade, faleceu, informaram seus parentes nesta terça-feira.

Os documentos oficiais informavam que Luo Meizhen havia nascido em 1885, o que fazia dela a pessoa mais velha que já existiu, mas ela faleceu no fim de semana após meses de doença, informou seu filho Huang Youhe à AFP.

"Ela tinha 127 anos quando morreu, não foi inesperado", disse seu neto Huang Heyuan.

A data de nascimento declarada de Luo significa que ela pode ter sido a pessoa mais velha do mundo quando morreu, na frente do japonês Jiroemon Kimura, que tem 116 anos, de acordo com os registros.

Mas a alegação de Luo recebeu pouco reconhecimento internacional porque a China não tinha um sistema de certificação de nascimento confiável até décadas depois que ela nasceu.

O ceticismo também foi alimentado por informações sobre a idade de seus filhos, um dos quais ela disse ter dado à luz aos 61 anos.

De acordo com o Guinness World Records, a pessoa mais velha que já viveu foi Jeanne Calment, da França, que tinha 122 anos e 164 dias quando faleceu, em 1997.

A data de nascimento de Luo de 1885 estava registrada em sua carteira de identidade e em seu visto de residência, ambos emitidos nas últimas décadas, e foi confirmada por um instituto de pesquisa patrocinado pelo Estado em 2010.

A agência oficial de notícias Xinhua divulgou informações sobre sua festa de 127º aniversário em seu site em outubro, descrevendo-a como a pessoa mais velha da China.

"Ela era uma pessoa amável, mas às vezes tinha um temperamento muito ruim... ela tinha um caráter forte", disse Huang Heyuan.

AFP

TAGS