PUBLICIDADE
Notícias

Prisão desfaz recrutamento de terroristas na Espanha

14:56 | 22/06/2013
Oito supostos militantes jihadistas que faziam parte de uma rede de recrutamento de terroristas foram presos na última sexta-feira (dia 21), disse o ministro do Interior da Espanha, Jorge Fernandez Diaz. A rede já havia enviado 50 militantes para realizar ataques para grupos ligados à Al-Qaeda na Síria.

Fernandes Diaz afirmou que as prisões pela polícia na cidade autônoma espanhola de Ceuta, no norte da África, dissolveu e "neutralizou" a rede. Ele disse ainda que aqueles que foram para a Síria lutaram contra o regime do presidente sírio Bashar Assad e alguns ainda tomaram parte em atentados suicidas.

O ministro relatou que 12 dos 50 militantes que foram para a Síria tinham sido recrutados em Ceuta e o restante em Marrocos, acrescentando que alguns eram menores de idade. "Não estamos falando de combatentes, soldados da guerra na Síria, mas da captura de jihadistas, cujo único fim era a realização de ataques terroristas", disse Fernandez Diaz.

Segundo ele, os recrutas receberam treinamento e finanças por meio da rede, que tinha duas bases, uma em Ceuta e outra em Marrocos. A polícia identificou que os recrutas foram enviados para perpetrar ataques terroristas como parte dos grupos Jabhat al-Nusra, organização ligada à Al-Qaeda e também ao Estado Islâmico do Iraque, e do Levante, um grupo extremista sunita. Fonte: Associated Press.

TAGS