PUBLICIDADE
Notícias

Presidente do Líbano questiona extensão de mandato

20:43 | 01/06/2013
O presidente do Líbano, Michel Sleiman, disse neste sábado que apresentou um recurso ao Conselho Constitucional para questionar a decisão do Parlamento de estender seu próprio mandato e adiar as eleições no país. Em discurso transmitido pela televisão, Sleiman disse que pediu ao conselho que julgue a constitucionalidade do gesto "com neutralidade e o mais rápido possível".

Ontem, o Parlamento libanês decidiu, por unanimidade, estender seu mandato por 17 meses, até novembro de 2014, após não conseguir adotar uma nova lei eleitoral num momento de profunda divisão em relação à guerra na vizinha Síria. A moção foi apresentada pelo parlamentar independente Nicolas Fattouche, mas teve o apoio de quase todos os grupos parlamentares.

Segundo o texto da moção, a decisão de estender o mandato normal de quatro anos se deveu "à situação da segurança em várias regiões libanesas".

Oficialmente, o Líbano é neutro em relação ao conflito sírio, mas os combates agravaram as tensões entre suas muitas comunidades religiosas e étnicas. As informações são da Dow Jones.

TAGS