PUBLICIDADE
Notícias

Premiê turco afirma que presidente sírio vai pagar caro por barbárie

17:26 | 04/06/2013
ARGEL, 04 Jun 2013 (AFP) - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, que enfrenta um levante popular em seu país, disse nesta terça-feira, 4, que o presidente da Síria, Bashar al-Assad, "superou seu pai em matéria de crimes brutais" e que ele deve pagar por isso.

Bashar al-Assad "superou seu pai em matéria de crimes e brutalidades e isso é imperdoável", disse o primeiro-ministro da Turquia, que apoia os rebeldes sírios, durante um discurso na Argélia.

Hafez al-Assad, pai do atual presidente sírio, comandou o país com mão de ferro durante 30 anos. Ele reprimiu violentamente uma insurreição islâmica na cidade de Hama em 1982, deixando cerca de 20.000 mortos.

Referindo-se ao conflito que assola a Síria desde março de 2011, Erdogan afirmou que o presidente sírio precisa "pagar o preço, cedo ou tarde".

"Nós apoiamos as reivindicações (do povo sírio) que aspira à democracia", afirmou Erdogan, lembrando que seu país recebe 300.000 refugiados sírios.

O conflito na Síria deixou mais de 94.000 mortos desde março, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

O líder turco foi recebido nesta terça no aeroporto de Argel por seu homólogo argelino Abdelmalek Sellal. Erdogan faz uma visita de dois dias à Argélia em ocasião de um viagem pelo Magreb. Ele já visitou o Marrocos.

Antes de retornar à Turquia, onde há uma crescente onda de manifestações, Erdogan visitará a Tunísia na quarta.

TAGS