PUBLICIDADE
Notícias

Ofensiva do Exército iemenita contra a Al-Qaeda deixa 10 mortos

16:53 | 05/06/2013
ADEM, 05 Jun 2013 (AFP) - O Exército iemenita lançou nesta quarta-feira, 5, uma grande ofensiva contra os combatentes da Al-Qaeda para expulsá-los das aldeias no sudeste do país controladas pelo grupo desde maio, matando sete deles, informou um porta-voz militar, que lamentou a morte de um oficial.

Dois civis também foram mortos e cinco ficaram feridos na operação, que mobilizou tanques e helicópteros na região de Ghayl Bawazir, 30 km a leste de Moukalla, de acordo com um registro provisório fornecido por fontes médicas.

"A operação foi um sucesso. Sete líderes e elementos da Al-Qaeda foram mortos e vários outros ficaram feridos", disse o porta-voz militar ao site do Ministério da Defesa.

Um oficial foi morto e outros cinco ficaram feridos na operação, acrescentou.

Pouco antes, uma fonte militar havia indicado as mortes de dois oficiais. Uma fonte médica declarou à AFP que o segundo oficial, hospitalizado, estava "em estado de morte clínica".

Em uma carta ao Exército divulgada pela agência oficial de notícias Saba, o presidente do Iêmen, Abd Rabbo Mansur Hadi, elogiou suas tropas por esta esta vitória.

"Nós devemos combater (o terrorismo), seja qual for o sacrifício", declarou.

Os militares lançaram a ofensiva em Ghayl Bawazir e na região vizinha de Shihr, onde "destruíram estoques de armas, uniformes, explosivos e motos que (os insurgentes) utilizavam para atentados", explicou o porta-voz, acrescentando que os combates continuam.

Combatentes da rede extremista começaram a se reunir a partir de junho de 2012 nas regiões de Hadramout, após terem sido expulsos da província de Abyan.

A Al-Qaeda aproveitou do enfraquecimento do poder central em 2011 para se reforçar no leste e no sul do Iêmen.

TAGS