PUBLICIDADE
Notícias

Morre o escritor britânico Tom Sharpe aos 85 anos

Autor de grande sucesso comercial graças a seu corrosivo humor negro, Sharpe ficou famoso internacionalmente com o livro "Wilt" (1976)

08:17 | 06/06/2013
NULL
NULL

O escritor britânico Tom Sharpe, autor da famosa série de livros satíricos "Wilt", morreu nesta quinta-feira aos 85 anos no nordeste da Espanha, onde passava longas temporadas desde o fim da décaca de 80.

"Sharpe morreu durante a madrugada de uma complicação do diabetes", afirmou uma fonte da editora Anagrama.

Mestre da farsa e criador do famoso anti-herói Henry Wilt, um professor de literatura idealista e frustrado, Sharpe tinha uma casa na cidade costeira de Llafranc, na Catalunha.

Autor de grande sucesso comercial graças a seu corrosivo humor negro, Sharpe ficou famoso internacionalmente com o livro "Wilt" (1976), que foi seguido por "The Wilt Alternative" (1979), "Wilt On High" (1985), entre outros.

Sharpe, que foi chamado pelo jornal The Times como "o romancista mais divertido de nossos dias", relata as aventuras de Wilt, enquanto planeja a morte de sua mulher, enfrenta o terrorismo internacional ou vira suspeito de tráfico de drogas.

Transformado em fenômeno editorial, Sharpe fugia das pretensões literárias quando falava de sua obra.

Nascido na Inglaterra em 1928, depois de estudar História na Universidade de Cambridge, Sharpe emigrou para a África do Sul em 1951, país onde se dedicou ao ensino e que inspirou alguns de seus livros como "Riotous Assembly" (1971), sua primeira obra, publicada quando tinha 43 anos, ou "Indecent Exposure" (1973).

Depois de retornar para a Grã-Bretanha, entre 1963 e 1972 trabalhou como professor de História na Faculdade de Artes e Tecnologia de Cambridge, cidade onde, segundo a editora Random House, ainda passava parte do tempo.

AFP

TAGS