PUBLICIDADE
Notícias

Morre Frank Lautenberg, membro mais idoso do Senado dos EUA

O democrata Lautenberg é o último senador americano a ter participado da Segunda Guerra Mundial

16:00 | 03/06/2013
NULL
NULL
WASHINGTON, 03 Jun 2013 (AFP) - Frank Lautenberg, o membro mais idoso do Senado dos Estados Unidos, faleceu nesta segunda-feira, 3, aos 89 anos devido a complicações de uma pneumonia viral, informou seu gabinete.

O democrata Lautenberg, o último senador americano a ter participado da Segunda Guerra Mundial, afirmou em fevereiro que não buscaria um novo mandato no próximo ano, levantando uma enorme disputa pelo assento.

Eleito em 1982 como senador, Lautenberg destacou-se por ser um dos mais progressistas de seu partido, durante sua longa carreira política.

Lutou pela proibição de fumar nos aviões, diminuição dos limites máximos legais de álcool no sangue para os motoristas e o aumento da idade para o consumo legal de álcool aos 21 anos em 1984. Além disso, apoiava leis rígidas sobre o controle das armas de fogo.

O líder republicano no Senado, Mitch McConnell, descreveu Lautenberg como um "patriota cujo sucesso nos negócios e na política fizeram dele uma grande história de sucesso".

"Todo o Senado está triste hoje", afirmou McConnell em um comunicado.

Lautenberg, filho de imigrantes judeus de Rússia e Polônia, se alistou ao exército americano quando tinha 18 anos e esteve na Europa no Corpo de Comunicações.

Formou-se na Universidade de Columbia e posteriormente se tornou um bem-sucedido empresário, antes de entrar para a política.

Seu gabinete informou que faleceu às 04h02 locais (05h00 de Brasília). Lautenberg deixa a esposa, seis filhos e 13 netos.

A corrida para ocupar seu assento de Nova Jersey será uma das mais disputadas em 2014. Um dos favoritos para ocupar esta vaga é o popular e carismático prefeito de Newark, Cory Booker.

TAGS