PUBLICIDADE
Notícias

Manifestações de estudantes transformam Santiago em praça de guerra

16:59 | 26/06/2013
NULL
NULL

SANTIAGO, 26 Jun 2013 (AFP) - Os estudantes chilenos protestavam nesta quarta-feira, 26, em Santiago, erguendo barricadas em chamas em várias partes da capital e bloqueando os acessos a instalações de mineração, em uma radicalização de seu movimento por uma profunda reforma educacional em pleno ano de eleições.

Cerca de trinta barricadas ardiam em chamas nas imediações de colégios e universidades de Santiago, causando grandes engarrafamentos e um verdadeiro caos na hora de maior movimento na capital chilena, de seis milhões de habitantes.

Os incidentes mais graves foram registrados nas imediações da Faculdade de Filosofia da Universidade do Chile, onde houve confrontos entre pessoas encapuzadas e forças especiais da Polícia, que repeliram os ataques com jatos d'água e bombas de gás lacrimogêneo.

O registro parcial dos tumultos é de dez detidos, de acordo com a Polícia. De acordo com os organizadores, cerca de 100.000 pessoas participaram da manifestação.

"Não são estudantes, são delinquentes, extremistas e, nesta oportunidade, agiram de forma simultânea, coordenada e preparada", disse o ministro do Interior e da Segurança, Andrés Chadwick.

"Já são anos de mobilizações e não recebemos resposta alguma", disse a porta-voz dos secundaristas, Isabel Salgado, que exigiu a renúncia da ministra da Educação, Carolina Schmidt.

O presidente Sebastián Piñera também condenou a violência e anunciou o envio ao Congresso de uma nova lei para combater as desordens públicas que dá meios à Polícia de identificar os manifestantes preventivamente.

A medida se soma a outras propostas já enviadas por seu governo para deter encapuzados e classificar como crime os insultos aos policiais.

A nova iniciativa, segundo Piñera, não pretende restringir as liberdades individuais, e sim "proteger melhor a liberdade da imensa maioria dos chilenos".

 

Educação pública, gratuita e de qualidade

A jornada de manifestação marca a radicalização dos protestos estudantis que começaram em 2011, em favor de uma profunda reforma do sistema educativo que se mantém como herança da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Os estudantes exigem educação pública, gratuita e de qualidade, uma reivindicação que o governo atendeu parcialmente aumentando os créditos aos universitários para o pagamento de mensalidades e ampliando as vagas gratuitas nas instituições de ensino.

A manifestação desta quarta é realizada após uma grande marcha de estudantes organizada na semana passada em Santiago e que terminou em violentos enfrentamentos com policiais.

TAGS