PUBLICIDADE
Notícias

Kerry e Lavrov se reunirão na próxima semana para discutir conflito na Síria

18:17 | 25/06/2013
O secretário de Estado americano John Kerry e o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, vão se reunir na próxima semana para discutir o conflito na Síria, anunciou a ONU nesta terça-feira em Genebra.

"O ministro Lavrov e o secretário de Estado Kerry se encontrarão na próxima semana", anunciou a organização em um comunicado publicado depois de um encontro entre diplomatas russos e americanos com o enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, para preparar a conferência internacional sobre esse país.

Este encontro acontecerá à margem de uma reunião Rússia-Asean (Associação das Nações da Ásia do Sudeste) prevista para ser realizada no Brunei, indicou à imprensa o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Guennadi Gatilov, citando uma acordo firmado nesta terça-feira "sobre muitos assuntos".

Estados Unidos e Rússia organizam a conferência batizada Genebra 2 para a qual tentam fazer com que representantes do governo sírio e da rebelião sentem à mesa de negociações.
Em mais de dois anos, o conflito na Síria já deixou mais de 93.000 mortos, de acordo com uma ONG.

A primeira conferência de Genebra, realizada em junho de 2012, havia adotado um plano de solução política para o conflito que nunca foi aplicada. Ele prevê a formação de um governo de transição incluindo opositores e membros do regime, mas não faz referência ao destino do presidente Assad.

Enquanto isso, em Riad, o chefe da diplomacia saudita, Saud al-Fayçal, afirmou que a Arábia Saudita "não ficará de braços cruzados" diante do conflito sírio, prometendo ajudar os rebeldes a se defender, durante uma entrevista coletiva à imprensa ao lado de John Kerry. Em território sírio, intensos combates eram travados nas imediações de Damasco, onde o Exército lançou uma ofensiva contra os insurgentes.

"O Exército tenta retomar bairros do norte e do leste de Damasco", indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). "Os rebeldes resistem (...) a situação humanitária é catastrófica". Em Aleppo (norte), confrontos também foram registrados no momento em que os rebeldes tentam avançar para as zonas em poder do regime no oeste da cidade.

Enquanto isso, mais dois sírios feridos foram levados para hospitais israelenses através das Colinas de Golã. De acordo com um porta-voz do hospital Ziv de Safed (norte), 28 sírios foram hospitalizados no local em quatro meses. Depois de perder o controle de boa parte de suas fronteiras, Assad promulgou uma lei que estabelece pena de prisão e multa para qualquer pessoa que tentar entrar ilegalmente na Síria.

AFP

TAGS