PUBLICIDADE
Notícias

Indonésia anuncia aumento de 44% no preço da gasolina

14:17 | 22/06/2013
O governo da Indonésia anunciou na noite desta sexta-feira fortes aumentos nos preços de combustíveis, no primeiro reajuste em quase quatro anos. O anúncio provocou longas filas nos postos de gasolina, mas não gerou grandes protestos como no ano passado, quando o governo tentou implementar aumentos semelhantes.

O governo indonésio subsidia os combustíveis há quatro anos, um herança da administração do ditador Hadji Mohamed Suharto. Mas economistas afirmam que o governo precisa reduzir esses gastos para ter dinheiro para investir em infraestrutura, nesse país de mais de 240 milhões de habitantes. Com o crescimento econômico dos últimos anos, mais pessoas compraram carros e motos, o que fez com que os subsídios chegassem a quase 20% do orçamento nacional.

Ontem, o governo anunciou um aumento de 44% no preço da gasolina de baixa octanagem, para 6,5 mil rupias por litro (cerca de US$ 0,66), e de 22% no diesel, para 5,5 mil rupias por litro. A medida já era esperada após o Parlamento aprovar nesta semana uma ajuda para as famílias mais carentes para ajudar na transição.

Economistas agora esperam que a inflação suba mais de 7% este ano, em função do aumento nas tarifas do transporte público e do efeito que a elevação nos preços dos combustíveis terá sobre bens de consumo básicos. A meta do banco central para a inflação é de 3,5% a 5,5%. Fonte: Associated Press.

TAGS