PUBLICIDADE
Notícias

Incêndios seguem fora de controle no Colorado

22:05 | 12/06/2013

Incêndios florestais castigam o estado do Colorado, nos EUA, nesta quarta-feira, 12, destruindo várias casas e forçando a evacuação de milhares de moradores.

Altas temperaturas, clima seco e fortes ventos espalharam as chamas. No pior dos incêndios, o de Black Forest, mais de 3.500 hectares foram destruídos em uma área perto de Colorado Springs.
Pelo menos 9.500 pessoas foram evacuadas de suas casas, e mais de 900 detentos de uma unidade prisional próxima à cidade, a segunda maior do estado, tiveram de ser transferidos para outro presídio. Cerca de 150 bombeiros combatiam o fogo nesta quarta, com o apoio de 48 helicópteros e homens da Guarda Nacional.

"Esse fogo se espalhou muito rapidamente ontem e passou muito rápido pelos terrenos, consumindo muita vegetação", disse à imprensa o xerife do condado de El Paso, Terry Maketa, alertando que as chamas podem arrasar mais de 4.500 hectares. "O potencial de progressão desse incêndio é enorme", acrescentou, afirmando que está "fora de controle".

"Hoje, vamos focar bastante em, pelo menos, acabar com algumas frentes de fogo", afirmou Maketa, acrescentando que 92 casas foram destruídas. O balanço é provisório e pode aumentar.
Ainda não há informes de desaparecidos, mas o xerife manifestou sua preocupação com as "localidades onde as pessoas não foram evacuadas. Um dos meus maiores medos é que as pessoas se arrisquem, e isso possa lhes custar a vida".

Outro grande incêndio que ameaça o estado, em Royal Gorge, que havia sido contido em apenas 10% nesta quarta, já consumiu mais de 1.500 hectares, de acordo com o site Inciweb, de monitoramento de incêndios. Cerca de 250 pessoas foram retiradas do local.

 

AFP

TAGS