PUBLICIDADE
Notícias

Gillard pode perder cargo de premiê da Austrália

07:36 | 26/06/2013
A primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, perdeu uma disputa pela liderança de seu partido para Kevin Rudd nesta quarta-feira, o que pode significar também uma transição de poder no principal cargo do Parlamento australiano.

Mais cedo, Gillard havia dito que ela iria deixar o Parlamento se perdesse a disputa partidária. Kevin Rudd venceu Julia Gillard com o placar de 57 votos a 45.

Nesta quarta-feira, Gillard havia anunciado em uma entrevista ao canal Sky News que ela iria convocar uma votação pela liderança do partido trabalhista depois de receber informações de que apoiadores de Kevin Rudd estavam coletando assinaturas para exigir a disputa.

Gillard disse que quem quisesse liderar o partido trabalhista deveria se colocar à frente dessa votação e quem quisesse entrar na disputa deveria se submeter a condição de "se você ganhar, você é líder trabalhista e, se perder, você deixa a política".

Rudd anunciou, em seguida, que ele desafiaria Gillard por várias razões, incluindo evitar que o líder do Partido Liberal, Tony Abbott, ganhasse a próxima eleição geral por uma grande margem.

Este foi o terceiro desafio pela liderança no Parlamento atual. Gillard havia tirado Rudd da liderança do partido em 2010.

A próxima eleição federal da Austrália está marcada para 14 de setembro, mas relatos

sugerem que isso pode ser antecipado para agosto. Fonte: Market News International.

TAGS