PUBLICIDADE
Notícias

Filha de Mandela convoca família para reuião sobre estado de saúde do pai

Prêmio Nobel de 1993,o ex-presidente está há 18 dias internado no hospital por conta de uma infecção pulmonar e sua saúde está bastante comprometida

13:38 | 25/06/2013
NULL
NULL

A filha mais velha do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, convocou toda a família para discutir sobre o estado de saúde do pai. Makaziwe decidiu reunir os familiares de imediato, pois os médicos já alertaram que Mandela, 94 anos, está em estado grave.

Prêmio Nobel de 1993,o ex-presidente está há 18 dias internado no hospital por conta de uma infecção pulmonar e sua saúde está bastante comprometida.

A reunião ocorre nesta terça-feira, 25, na casa de Mandela na Vila de Qunu, local onde o homem passou a infância. Makaziwe chegou ao local em companhia da irmã mais novaZenani e do filho Ndaba. O ministro de Serviço Público e da Administração, Lindiwe Sisulu, e o líder do Movimento Democrático Unido (UDM), Bantu Holomisa, também se encontram no local.

A decisão de convocar a reunião partiu de Makaziwe após a mulher visitar o pai no último domingo e ouvir da equipe médica que Mandela que o estado de saúde dele havia 'deteriorado'. A África do Sul se prepara para o pior desde a última segunda-feira, 24.

[SAIBAMAIS 2]

Obama esperado no fim de semana
Domingo à noite, a Casa Branca declarou que seus pensamentos e orações estão dirigidos a Nelson Mandela, a sua família e ao povo sul-africano.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pretendia visitar Mandela na próxima semana, durante a viagem prevista para a África do Sul, mas aguarda o aval da família do líder sul-africano. Segundo o presidente Zuma, a viagem será mantida como previsto.

Durante a semana passada, havia algum otimismo com a evolução do quadro de Mandela, a ponto de o ex-presidente Thabo Mbeki afirmar, na quinta-feira, que seu antecessor "não iria morrer amanhã". "Temos que ter confiança: ele ainda está conosco e vai permanecer conosco", havia dito Mbeki.

Mas no sábado, a Presidência comunicou que o estado de Mandela era "grave mas estável", depois de a rede de televisão CBS ter revelado um agravamento do quadro.

Estado de saúde
Segundo a CBS, o fígado e os rins de Mandela têm apenas 50% de funcionamento e o ex-presidente "não responde" e "não abre os olhos há dias". Além disso, o ex-presidente precisou ser ressuscitado ao chegar no hospital.

As últimas imagens exibidas em abril, durante uma visita de líderes da ANC a sua casa em Joanesburgo, mostravam Mandela com um ar completamente ausente.

Seus problemas pulmonares provavelmente são devido às sequelas da tuberculose contraída na prisão da ilha de Robben, onde passou 18 dos 27 anos de prisão sob o regime racista do apartheid.

Perfil do líder
Libertado em 1990, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 por sua atuação nas negociações de paz visando instalar uma democracia multirracial na África do Sul, ao lado do último presidente do regime de apartheid, Frederik de Klerk.

Mandela foi de 1994 a 1999 o primeiro presidente negro de seu país, tornando-se um líder de consenso que soube conquistar o coração da minoria branca.

Um dos mais belos gestos de reconciliação foi em 24 de junho de 1995, há exatamente dezoito anos: neste dia a equipe de rúgbi dos Sprinboks, por muito tempo símbolo do poder branco, ganhou a Copa do Mundo em Johannesburgo. E Nelson Mandela entregou pessoalmente o troféu ao seu capitão. Este episódio foi imortalizado no filme de Clint Eastwood "Invictus".

Última aparição pública de Nelson Mandela
A última aparição pública de Mandela ocorreu na final da Copa do Mundo de futebol, realizada em 2010 na África do Sul, com milhões de espectadores acompanhando o evento ao vivo pela televisão.

 

Redação O POVO Online

TAGS