PUBLICIDADE
Notícias

Família de Mandela confirma estado muito crítico

"Só posso reiterar que Tata (papai) está em condição muito crítica, qualquer coisa é iminente", declarou a filha mais velha de Mandela, Makaziwe.

08:01 | 27/06/2013
NULL
NULL

JOHANNESBURGO, África do Sul, 27 Jun 2013 (AFP) - O presidente Jacob Zuma cancelou uma visita prevista para esta quinta-feira a Moçambique para permanecer na África do Sul, onde está internado Nelson Mandela. A família do líder teme por sua saúde. "Só posso reiterar que Tata (papai) está em condição muito crítica, qualquer coisa é iminente", declarou a filha mais velha de Mandela, Makaziwe, em uma entrevista à rádio pública SAFM.

"Mas também quero enfatizar de novo que apenas Deus sabe quando chegará sua hora... vamos esperar ao lado dele, com papai, enquanto continuar conosco", completou. Esta é a primeira vez que a família de Mandela cita publicamente a perspectiva da morte do herói da luta contra o apartheid e pai da democracia sul-africana.

Napilisi Mandela, líder do clã do ex-presidente sul-africano, que viajou de Transkei, sul do país, a Pretória para uma visita, declarou que Mandela respira com a ajuda de aparelhos. "É triste, mas o que podemos fazer?", declarou em tom resignado. Zuma não revelou detalhes sobre o estado de Mandela, depois de visitar o ícone mundial da luta contra o racismo.

Em um comunicado, o presidente se limitou a confirmar o estado crítico de Mandela e anunciar o cancelamento da visita a Moçambique. O porta-voz da presidência, Mac Maharaj, declarou ao canal público SABC que "nas últimas 48 horas o estado de saúde do ex-presidente Madiba piorou".

O estado de saúde de Nelson Mandela, prêmio Nobel da Paz em 1993, piorou no fim de semana. Ele foi internado no dia 8 de junho em caráter de emergência após uma recaída da infecção pulmonar que sofre há dois anos e meio, uma consequência dos anos que passou na prisão durante o regime do apartheid.

 

Da agência AFP

TAGS