PUBLICIDADE
Notícias

EUA discute com Rússia destino de Snowden, acusado de espionagem

18:58 | 26/06/2013

Os Estados Unidos mantêm negociações com as autoridades russas sobre o destino do ex-analista de inteligência Edward Snowden, acusado de espionagem por Washington, disse nesta quarta-feira, 26,  o porta-voz da Casa Branca Jay Carney.

O porta-voz reafirmou aos jornalistas que viajam com o presidente Barack Obama pela África que Washington quer Snowden, atualmente em trânsito no Aeroporto de Moscou. "Estamos mantendo conversações com membros do governo russo. Não posso entrar em detalhes sobre isto, mas temos conversado", disse Carney, sem identificar os funcionários envolvidos.

"Há uma variedade de gente em nosso governo e no governo russo encarregada destes temas".
O analista americano, de 30 anos, cumpre nesta quarta-feira seu quarto dia na zona de trânsito do Aeroporto de Moscou, procedente de Hong Kong, refugiado após revelar um programa de espionagem do governo de Obama sobre milhões de telefonemas e comunicações na Internet, em todo o mundo.

Snowden, que trabalhou para a Agência de Segurança Nacional (NSA, sigla em inglês), pediu asilo ao governo equatoriano. Carney disse nesta quarta que existe "uma significativa e melhorada cooperação com o governo russo sobre assuntos legais", especialmente após os atentados de Boston (Massachusetts), e estimou que há "clara base legal" para a expulsão de Snowden da Rússia.

A decisão de conceder asilo político a Snowden poderá levar um dia ou até dois meses, disse nesta quarta-feira o ministro equatoriano das Relações Exteriores, Ricardo Patiño.

 

AFP

TAGS