PUBLICIDADE
Notícias

Empresário francês tem novamente sua prisão preventiva prorrogada

A detenção preventiva de Tapie em Paris teve início na manhã de segunda-feira

08:54 | 26/06/2013
NULL
NULL

PARIS, 26 Jun 2013 (AFP) - A prisão preventiva para interrogatório do empresário francês Bernard Tapie foi novamente prolongada nesta quarta-feira pelos juízes que investigam a polêmica arbitragem judicial pela qual recebeu mais de 400 milhões de euros do Estado, em um caso que afeta a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI,) Christine Lagarde, indicaram fontes judiciais.

A detenção preventiva de Tapie em Paris teve início na manhã de segunda-feira.

Tapie está sendo interrogado sobre a arbitragem judicial privada com a qual foi resolvida, em 2008, sua disputa judicial com o banco Crédit Lyonnais, estatal na época, pela venda da empresa de artigos esportivos Adidas, pela qual cobrou mais de 400 milhões de euros em indenizações pagas pelo Estado.

Os juízes de instrução suspeitam que a arbitragem tenha sido fraudada em benefício de Tapie e investigam quem tomou a decisão de recorrer a ela (em vez de à justiça comum). Também querem saber a relação que existia entre o empresário, a Presidência francesa e o Ministério da Economia, assim como os vínculos de Tapie com os juízes-árbitros.

Jean Bruneau, ex-presidente da associação de pequenos acionistas da empresa BTF (Bernard Tapie Finances), também era mantido em prisão preventiva nesta terça.

Fontes judiciais indicaram que o advogado de Bernard Tapie, Maurice Lantourne, tinha também sido detido preventivamente na terça para ser interrogado.

Desde o final de maio, três pessoas foram acusadas de "fraude em quadrilha" neste caso. Já Lagarde, que naquela época era ministra da Economia do governo do presidente Nicolas Sarkozy (direita), foi declarada "testemunha assistida", um status intermediário entre o de testemunha e o de acusada.

As pessoas indiciadas são Stéphane Richard, atual presidente do grupo de telecomunicações Orange e na época diretor de gabinete da ministra da Economia, Christine Lagarde; Jean-François Rocchi, ex-diretor do Consórcio de Realização (CDR, instituição encarregada de administrar o passivo do Crédit Lyonnais) e o juíz-árbitro Pierre Estoup.

Richard afirmou na segunda que Lagarde estava "perfeitamente informada" a respeito do assunto e que foi em "total conhecimento de causa" que "deu instruções por escrito de votar a favor" da arbitragem.

TAGS