PUBLICIDADE
Notícias

Duque de Edimburgo completa 92 anos no hospital

O duque ainda não recebeu visitas de outros membros da família real, de acordo com a imprensa britânica

11:19 | 10/06/2013

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth, completou nesta segunda-feira 92 anos, internado no hospital onde continua se recuperando três dias depois de ter sido submetido a uma cirurgia no abdômen.

"Desejo ao duque de Edimburgo um aniversário de 92 anos muito feliz enquanto se recupera no hospital", escreveu pela manhã o primeiro-ministro David Cameron em sua conta no Twitter.

Ao meio-dia, soldados da Tropa Real de Artilharia Montada dispararam 41 tiros de canhão em homenagem ao príncipe no Hyde Park, e, uma hora depois, a Honorável Companhia de Artilharia lançou outra salva de 62 disparos a partir da emblemática Torre de Londres.

Philip, o príncipe consorte com mais tempo no posto em toda a história da monarquia britânica, deve permanecer até duas semanas na London Clinic, onde foi internado na quinta-feira para sua quarta hospitalização desde dezembro de 2011.

No dia seguinte, foi submetido a uma "operação exploratória" no abdômen com anestesia geral, após a qual o palácio de Buckingham disse que "evoluía satisfatoriamente" e estava "tranquilo", sem fornecer maiores detalhes sobre o procedimento.

Os resultados dessa operação, que, segundo o palácio, estava programada e tinha sido realizada após exames feitos na semana anterior, estão sendo analisados.

O duque ainda não recebeu visitas de outros membros da família real, de acordo com a imprensa britânica, e o palácio não quis comentar se havia alguma prevista para esta segunda-feira, afirmando que se tratava de uma decisão particular.

A rainha Elizabeth II, de 87 anos, passou o fim de semana no castelo de Windsor, no oeste de Londres, excepcionalmente sem a companhia de quem foi seu principal apoio desde seu casamento, em 1947, e em particular desde que chegou ao trono após a morte de seu pai, em 1952.

O duque de Edimburgo, que gozava até agora de uma vitalidade excepcional para sua idade, reduziu suas atividades oficiais ao chegar aos 90 anos, mas continua participando de muitos compromissos todos os anos.

Antes desta hospitalização, que pode ser a mais longa desde 2011, o príncipe Philip teve de ser internado em duas ocasiões no ano passado, devido a uma infecção urinária.

Em dezembro, ele precisou ser operado com urgência devido a uma obstrução coronária.

AFP

TAGS