PUBLICIDADE
Notícias

Coreia do Norte propõe negociações com a Coreia do Sul

01:17 | 06/06/2013
A Coreia do Norte propôs iniciar negociações com a Coreia do Sul sobre uma série de questões que vão desde a reabertura do complexo industrial intercoreano fechado por causa de tensões militares até retomar processos de reunião de famílias divididas entre os dois países.

A proposta foi feita em um comunicado do Comitê para a Reunificação Pacífica da Coreia (CPRK, na sigla em inglês), após meses de tensões militares desencadeadas pelo teste nuclear da Coreia do Norte em fevereiro.

O CPRK, órgão do Estado responsável pelas relações com o Sul, não especificou em que nível as negociações devem ocorrer, mas disse que o local e a data "podem ser definidos de acordo com o lado Sul".

Assuntos iniciais para discussão incluiriam o futuro da zona industrial de Kaesong, que foi fechada por causa da escalada de tensões, e a possível retomada de viagens transfronteiriças para o Monte Kumgang, do Norte, disse o CPRK.

"Tais questões humanitárias, como o reencontro de famílias divididas e seus familiares podem ser discutidas nas negociações, se necessário", disse o comunicado divulgado pela agência oficial de notícias norte-coreana.

A Coreia do Sul já havia oferecido realizar negociações sobre Kaesong, mas estipulou que a agenda deveria ser limitada à recuperação de matérias-primas e produtos acabados deixados pelos gerentes de fábricas sul-coreanas deixados no complexo. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS