PUBLICIDADE
Notícias

China dará resposta apropriada à UE em conflito comercial

08:04 | 14/06/2013

A China prometeu responder de maneira apropriada à demanda da União Europeia diante da Organização Mundial de Comércio sobre as taxas chinesas às importações europeias de tubo de aço, indicou o ministério do Comércio.

"Vamos tratar esta questão de forma apropriada, de acordo com o que prevê o mecanismo de solução de divergências da OMC", indicou o ministério em um comunicado na noite de quinta-feira.

A União Europeia (UE) anunciou na quinta-feira ter iniciado um procedimento na OMC contra as tarifas impostas pela China à importação de tubos de aço inoxidável, um novo litígio que levanta os temores de uma guerra comercial.

"A União Europeia pediu hoje consultas com a China na Organização Mundial do Comércio a respeito das taxas antidumping impostas às importações de tubos de aço inoxidável sem soldaduras provenientes da UE", disse um comunicado.

A consulta é a primeira etapa do procedimento para encontrar uma solução de comum acordo, antes de uma eventual designação de um painel (grupo de especialistas) a cargo de dirimir a questão.

A demanda da UE ocorre num contexto de escalada de tensões comerciais entre a UE e a China, com uma série de litígios que vão dos painéis solares às telecomunicações.

AFP

TAGS