PUBLICIDADE
Notícias

Autoridades da UE foram alvo de espionagem, diz revista

20:51 | 29/06/2013
Autoridades da União Europeia estiveram entre os "alvos" do programa de espionagem de Washington pela internet, com a instalação de aparelhos de escuta em escritórios da UE em Bruxelas e nos EUA, informou a revista alemã Der Spiegel em edição semanal a ser publicada neste domingo.

 

A alegação é baseada em documentos confidenciais aos quais a Der Spiegel teve acesso parcial por meio de Edward Snowden, o oficial de inteligência norte-americano que recentemente revelou detalhes do programa de vigilância operado pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos EUA, conhecido como PRISM.

[SAIBAMAIS 4]

Um dos documentos, datado de setembro de 2010 e classificado como "estritamente confidencial", descreve como a NSA monitorou a missão diplomática da UE em Washington, segundo a revista. Microfones foram instalados no prédio ocupado pela missão e a rede de computadores local foi infiltrada, dando à agência acesso a e-mails e documentos internos.

 

Representantes da UE nas Nações Unidas foram vítimas de vigilância semelhante, informou a Der Spiegel, acrescentando que os documentos se referiam explicitamente aos europeus como "alvos".

 

A espionagem se estendeu à sede do bloco de 27 países em Bruxelas, disse a publicação, citando um incidente ocorrido há "mais de cinco anos", quando especialistas de segurança da UE descobriram equipamentos de escuta no edifício Justus Lipsius. Em 2003, a UE anunciou a descoberta de que telefones de escritórios de vários países no prédio - incluindo Alemanha, Reino Unido e França - haviam sido grampeados. A Der Spiegel, no entanto, não deixa claro se estava se referindo a esse caso.

 

Em reação publicada no site da revista, o chefe do Parlamento Europeu, Martin Schulz, disse que mais informações são necessárias, mas fez a ressalva de que se as alegações forem verdadeiras, será "um enorme escândalo". "Isso causaria tensão nas relações entre a UE e os EUA", comentou. Com informações da Dow Jones Newswires.

TAGS