PUBLICIDADE
Notícias

Alemanha e Turquia reúnem-se em meio a tensões

14:24 | 22/06/2013
Os ministros de Relações Exteriores da Alemanha e da Turquia se encontraram neste sábado, em um esforço para aliviar as tensões diplomáticas, após os alemães terem bloqueado a tentativa dos turcos de entrarem na União Europeia (UE).

O ministro alemão, Guido Westerwelle, se encontrou com seu colega turco, Ahmet Davutoglu, durante uma conferência internacional no Qatar, que tratava da crise na Síria. Segundo comunicado divulgado pelo ministério alemão, "a atmosfera foi construtiva e amigável e os ministros discutiram vários assuntos, incluindo as relações da Turquia com a UE, com um espírito de parceria e amizade".

Na sexta-feira, o governo alemão chamou o embaixador turco no país para uma conversa, após um ministro turco ter dito que a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, criticou a repressão aos protestos na Turquia para obter ganhos políticos no cenário doméstico. Depois disso, foi a vez dos turcos convocarem o embaixador alemão a dar explicações.

A Alemanha e a Holanda bloquearam esta semana uma decisão de abrir um novo capítulo nas negociações para a entrada da Turquia na UE. Os dois países criticam a violenta repressão da polícia frente aos protestos contra o governo do primeiro-ministro turco, Recep Erdogan.

A Alemanha tem uma grande comunicado de turcos. Neste sábado, entre 30 mil e 40 mil pessoas participaram de uma manifestação na cidade de Colônia. Os manifestantes carregavam cartazes com dizeres como: "Erdogan, o lobo em pele de cordeiro" e "Um fascista está no poder em Ancara". Fonte: Associated Press.

TAGS