PUBLICIDADE
Notícias

Príncipe Harry presta homenagem a mortos dos EUA em guerras

O terceiro na linha de sucessão à Coroa britânica caminhou sozinho pelas fileiras de lápides brancas, em uma área ensolarada do Cemitério Nacional de Arlington

16:43 | 10/05/2013
NULL
NULL

WASHINGTON, 10 Mai 2013 (AFP) - O príncipe Harry, usando o uniforme de gala de seu regimento do exército britânico, prestou homenagem nesta sexta-feira, 10, aos soldados americanos mortos no Iraque e no Afeganistão no segundo dia de sua viagem aos Estados Unidos dedicada especialmente aos veteranos de guerra.

O terceiro na linha de sucessão à Coroa britânica caminhou sozinho pelas fileiras de lápides brancas, em uma área ensolarada do Cemitério Nacional de Arlington reservada aos mortos nas guerras mais recentes dos Estados Unidos.

Ele vestia o uniforme azul-marinho do regimento de cavalaria Blues and Royals, ao qual se incorporou em 2006, além de uma boina azul-clara que o identifica como piloto dos helicópteros de ataque Apache da força aérea britânica.

Em um arranjo floral, o príncipe deixou uma nota escrita a mão: "Aos meus camaradas de armas dos Estados Unidos da América, que fizeram o último sacrifício pela causa da liberdade".

O príncipe, de 28 anos e que esteve mobilizado duas vezes no Afeganistão, assinou o cartão com seu nome oficial: capitão Henry Wales.

Mais tarde, ainda pela manhã, o filho do príncipe Charles e da falecida Lady Diana colocou uma oferenda floral no Túmulo do Soldado Desconhecido em Arlington, seguido à distância por uma multidão de turistas que o observavam.

Dali, Harry se dirigiu ao hospital Walter Reed National Military Medical Center para visitar soldados americanos em terapia física e conhecer os últimos avanços em próteses.

Neste fim de semana o príncipe estará no Colorado (oeste) para os Jogos do Guerreiro, onde mais de 200 homens e mulheres feridos em combate competirão em esportes como tiro com arco, ciclismo, natação, atletismo e basquete em cadeira de rodas.

Harry, que visitou Washington pela última vez há um ano, deu mostras de um melhor comportamento depois das fotos tiradas com um telefone celular e divulgadas na internet em agosto passado, nas quais foi visto nu em uma festa em um hotel de Las Vegas, Nevada (oeste).

Assim como seu pai, o príncipe Charles, e seu irmão mais velho, o príncipe William, Harry assumiu uma maior participação nos deveres reais em nome de sua avó, a rainha Elizabeth II, que completou 87 anos no mês passado.

TAGS