PUBLICIDADE
Notícias

Primeiro transplante de rosto de 'emergência' é realizado na Polônia

O paciente, um homem de 33 anos, perdeu parte do rosto no dia 23 de abril, quando operava uma serra de corte de pedras

08:19 | 23/05/2013

Os médicos do hospital de Gliwice, no sul da Polônia, anunciaram nesta quarta-feira a realização do primeiro transplante de rosto de emergência do mundo, para salvar a vida do paciente.

"É o primeiro transplante de rosto na Polônia e também o primeiro no mundo realizado com urgência para salvar a vida do paciente", disse à AFP a porta-voz do Centro de Câncer de Gliwice, Anna Uryga.

O paciente, um homem de 33 anos, perdeu parte do rosto no dia 23 de abril, quando operava uma serra de corte de pedras.

A tentativa de reimplantar toda a parte arrancada não deu certo, mas permitiu, em um primeiro momento, salvar a vista do paciente e a parte inferior do rosto.

"Mas a vida do paciente estava em perigo" devido ao tamanho e à profundidade da lesão, o que exigiu uma outra intervenção para o transplante, no dia 15 de maio, que durou 27 horas e foi dirigida pelo doutor Adam Maciejewski, com o pleno consentimento do paciente.

"Ele e sua família aprovaram o plano de ação e os riscos que envolvia. Ficou, inclusive, entusiasmado", disse o doutor Maciejewski no hospital de Gliwice.

Sete dias após o transplante, o estado do paciente "permanece grave devido ao volume da intervenção, muito pesada", mas ele já "respira de forma autônoma e se comunica com movimentos da cabeça e das mãos", destacou Maciejewski.

"O paciente poderá comer, respirar e enxergar. Em oito meses terá recuperado a plena motricidade de seu rosto".

A operação de Gliwice ocorre sete anos após o primeiro transplante de rosto do mundo, realizado em 27 de novembro de 2005 no Hospital Universitário de Amiens, na França.

AFP

TAGS